Hybtech

FAQ

Podemos te ajudar?

É um prazer compartilhar o conhecimento. Veja abaixo as principais dúvidas referente a Energia Solar Fotovoltaica.

Para um Sistema On-Grid os passos são simples:

  1. A primeira etapa é avaliar seu consumo de energia através do Histórico da Fatura de energia elétrica da(s) unidade(s) consumidora(s) em que deseja abater créditos;
  2. Logo em seguida, elaboramos o orçamento técnico-comercial com base no(s) histórico(s);
  3. Após o orçamento preliminar, é realizado uma Visita técnica para avaliar as condições propostas.
  4. Estando tudo de acordo, faremos um projeto que será apresentado na concessionária e a solicitação dos equipamentos;
  5. Assim que o projeto for aprovado pela concessionária, o sistema será Instalado, Configurado e Testado e por fim Vistoriado pela concessionária.
Veja Aqui, um guia do Instituto Ideal, onde é mostrado vários detalhes da Energia Solar Fotovoltaica On-Grid: Guia FV
 
Por: Hycaro Layon Hybner – Responsável Técnico Hybtech.

Costumamos dizer que a instalação em sí é a mais rápida.

Com uma equipe qualificada e treinada, em geral para residências o prazo é de 3 dias. Temos um recorde de 1 dia para um sistema de 20 Módulos, mas pode variar conforme a complexidade do local.

No entanto todo procedimento fica em até 60 dias, para residências. Sendo divididos:

1º Etapa do projeto elétrico, aquisição dos equipamentos e plano de instalação: Essa primeira etapa gira em torno de 20 à 30 dias, sendo envio do projeto, aprovação e entrega dos equipamentos. 

2º Instalação, configuração e testes dos equipamentos: Essa, como já comentamos é a mais rápida, em torno de 3 dias em para residências.

3º Vistoria da concessionária de energia: Após a instalação completa, solicitamos a vistoria da concessionária, que está entre 7 e 15 dias, dependendo da concessionária.

Veja aqui nosso cronograma para instalação de sistemas residenciais.

Por: Hycaro Layon Hybner – Responsável Técnico Hybtech.

O pagamento direto conosco pode ser À Vista ou Entrada + saldo ao concluir a instalação.

Outra opção é o financiamento que pode ser feito por através de vários bancos. Atualmente todos os banco possuem alguma forma de crédito para Energia Renovável, os principais são:

A avaliação é direta e irá variar conforme o CPF/CNPJ do contratante.

Sugerimos sempre a verificação no seu banco. Já que podem oferecer uma melhor taxa para seus clientes.

Por: Hycaro Layon Hybner – Responsável Técnico Hybtech

Atualmente mesmo com a alta do dólar, os sistemas residenciais estão com pay-back que gira em torno 5 Anos, podendo variar conforme alguns fatores.

Levando em conta a Garantia de Performance dos módulos que na maioria é de 25 Anos, você terá 20 Anos de economia.

Em outras palavras, sem considerar muitos fatores econômicos e aumento do preço da energia, em 5 anos o sistema é pago, sobrando 20 anos, que poderíamos supor o valor de mais 4 Sistemas Idênticos ao adquirido.

Vale lembrar que tecnicamente os módulos não irão PARAR de funcionar depois de 25 anos.

Por: Hycaro Layon Hybner – Responsável Técnico Hybtech.

On-Grid e Off-Grid são os termos utilizados para diferenciar as duas formas de aplicação dos sistemas de geração de energia, neste caso a Solar Fotovoltaica.

On-Grid Não utiliza Baterias. Seu objetivo é gerar a energia equivalente ao consumo da concessionária, e por fim receber créditos/descontos na fatura do mês. Este é o modelo de negócio que fez a Energia Solar alavancar no mundo inteiro.

Sendo assim a única exigência é estar conectado à rede de uma concessionária de energia, logo, realizamos um estudo da sua necessidade e apresentamos um projeto com responsabilidade técnica junto a concessionária. 

Off-Grid: Em geral utilizam Baterias. Utilizados para dar autonomia à uma carga/equipamento em locais onde não chega energia da concessionária. Chamados também de Sistemas Autônomos ou Isolados. Ideais para Pequenas Residências, CFTV, Internet e Telefones.

O Grande gargalo do sistema são as Baterias, onde hoje a mais comum são as de Chumbo-Ácido com o custo menor e as melhores de Ions de Lítio com o custo maior. Fora isso este sistema tem possibilidades, podendo ser feito um projeto para qualquer coisa.

Uma grande divisão dos Sistemas Off-Grid é o Bombeamento de Àgua. Neste caso, não utilizam baterias.

Por: Hycaro Layon Hybner – Responsável Técnico Hybtech.

Estes dois sistemas são a evolução da tecnologia On-Grid e Off-Grid. Vamos entender uma pouco:

Historicamente começou com o Off-Grid (com Baterias), depois On-Grid(com a Concessionária), depois chegou os Híbridos, onde juntamos os dois em um só. 

Sendo assim, temos um Sistema composto de um Gerador fotovoltaico com acesso à rede da concessionária, com a finalidade gerar créditos na fatura de energia e, juntamente à ele existe um banco de baterias para falta de energia da concessionária. Em outras as palavras, é um sistema de Back-Up.

Os sistemas Híbridos podem também contar com outros geradores, de outras fontes renováveis ou não-renováveis, como Eólica, Hídrica, Diesel ou Gás Natural, além de recursos Smart-Grid.

Já o Zero-Grid é um termo utilizado no Brasil que veio utilização dos inversores apropriados com tecnologia Smart-grid já inclusa. Este modelo é uma forma de eficiência energética, com a finalidade de controlar o consumo interno do imóvel e evitar o envio de energia para a rede da Concessionária. Logo, o objetivo é diminuir os Impostos da Concessionária.

Por: Hycaro Layon Hybner – Responsável Técnico Hybtech.

Todos os fabricantes disponibilizam 2 formas de garantias, sendo a Garantia de Fabricação e a Garantia de Performance, veja como funciona cada uma delas:

1º – Garantia contra defeitos fabricação. Como já diz, neste caso, o produto terá garantia para qualquer defeito proveniente de falhas de projeto ou fabricação. Ou seja, defeitos como queima, curto-circuito, problemas de vedação ou isolação estão coberto pela garantia.

A maioria dos fabricantes dão 10 Anos. No entanto, existem alguns com 12 Anos e outros com até 15 Anos de garantia.

2º – Garantia de Performance. A garantia de Performance é nada mais nada menos que uma promessa de que enquanto ele envelhece ele irá permanecer gerando uma quantia mínima de energia ao longo do tempo, degradando pouco a pouco. Ou seja, por exemplo, um módulo novo de 100Wp, com garantia de 85% de performance terá daqui a 25 Anos uma Potência de Pico de mínima de 85Wp.

Essa garantia varia conforme o fabricante, em geral, vão de 80% à 85% para 25 á 30 Anos

Vale lembra que, mesmo que finalize o período de garantia, o módulo não vai para de produzir, só vai continuar degradando ao longo do tempo… 

Todos os detalhes são disponibilizados pelos fabricantes. Manuais de instalação, Folhetos e Termos de Garantia.

Por: Hycaro Layon Hybner – Responsável Técnico Hybtech.

Os Inversores Fotovoltaicos, diferente dos módulos possuem em geral uma garantia única que variam de 5 à 7 Anos. Em alguns casos pode ser contratado uma Extensão de 10 ou 15 Anos.

Vale lembra que o equipamento é um dispositivo com eletrônica de potência com muita tecnologia embarcada como proteções, monitoramento, formas de diagnostico simples, alguns com mais recursos e outros com menos, mas todos com devem possuir os requisitos mínimos.

No entanto, mesmo tendo todas as certificações, seja INMETRO ou as Internacionais, deve-se levar em consideração todos os detalhes e exigências de instalação que são informadas pelos fabricantes. Isso é muito mais importante que o próprio Equipamento em sí e fará com que seu equipamento acompanhe a vida útil dos módulos ou não.

Todos os detalhes e exigências são disponibilizados pelos fabricantes. Manuais de instalação, Folhetos e Termos de Garantia.

Por: Hycaro Layon Hybner – Responsável Técnico Hybtech.

Solicitar Contato